sexta-feira, 16 de julho de 2010

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS PEQUENINAS...

É IMPORTANTE EXPLORAR MUITO BEM TODOS OS ESPAÇOS, ESGOTANDO POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
A INTENÇÃO É USAR MAIS ÁREAS EXTERNAS E MENOS A SALA.
• ESCONDE-ESCONDE: com tecidos, cabaninhas, janelas das casinhas, objetos que podem ser escondidos, mesa (encima/em baixo).
• CAIXA DE TECIDOS: brincando com pedaços de tecidos variados e coloridos, que podem ser levados para os espaços e brincar de boneca (enrolando), amarrando na cintura, na cabeça, venda nos olhos, inventando fantasias.
• INTEGRAÇÃO ENTRE AGRUPAMENTOS: oportunizar em algum momento da semana a integração entre crianças pequenas e maiores, em espaço adequado para brincar de roda , cantar, contar histórias com fantoches...
• AREIA: TEMOS 3 MONITORES COM AS CRIANÇAS PARA SENTAR NA AREIA (UM EM CADA CANTO), TIRAR O SAPATO, PEGAR O BRINQUEDO E OPORTUNIZAR 3 BRINCADEIRAS DIFERENTES NO MESMO MOMENTO. Panelinha, sucata, bolinha de sabão, sucata, chocalho de garrafinha, bolas. Fazer riozinho de água, garagem de carrinho, castelo de areia, bolo de aniversário, cabaninhas, pazinha e potinho com garrafinha pet, caixinhas de leite...
• TARTARUGAS DE TANQUINHOS que pode ser colocado dentro: brinquedos de encaixe, bolinhas pequenas, carrinhos, água com objetos flutuantes ou não, pó de fubá ou farinha, sagu, macarrão (cru), pipoca...
 BOLINHA DE SABÃO: (ÁGUA, DETERGENTE E AÇUCAR) com aros grandes para as crianças manusearem em bacias ou nas tartarugas do galpão.
• CAIXA COM CARRINHOS: amarrados com barbantes nas pontas para as crianças puxarem. É importante brincar com o imaginário, podemos puxar garrafas ou outros objetos e imaginar o faz de conta de carrinho, cachorro, gatinho..., criar carrinhos com pet. Brinquedos simples permite viagem, imaginação.
• GIZ DE LOUSA: fazer desenhos grandes no chão, percurso de carrinhos, formas geométricas, circuitos com obstáculos para a criança passar; desenhos na lousa do galpão...
• CAIXAS GRANDES DE PAPELÃO: para a criança entrar, olhar por buraquinhos, imaginar que está num carro, num barco...
• BONECAS: ninar, dar comidinha, brincar de roda, sentar, andar segurando o bracinho, trocar a roupinha, beijar, abraçar...
• MODELAGEM: com massinha caseira, argila, gesso (bolinha, minhoquinha, bichinho...).
• CASINHA : é possível articular outras atividades, uma monitora se vestir de um personagem infantil, colocar uma máscara, para brincar junto. Fazer comidinha de verdade com os utensílios da cozinha- copinhos com suco (limão, maracujá...); panelinhas e pratinhos com pipoca, macarrão, sagu ou milho cozido, frutinhas do pomar, saladinha da horta...
• DEDOCHES: pintar os dedos com carinhas (adultos e crianças) e fantoches prontos para encenar histórias, musiquinhas, conversas, regras...
• RODA CANTADA: com corpo e movimentos, gestos, caretas, sons, sempre variando o modo de estar sentado ou em pé, dramatizar ( crianças são sementes dormindo).
• GIZÃO DE CERA: desenhos livres em superfícies grandes, em diferentes texturas (áspero, liso, mole, duro...).
• VARAL DE SONS: objetos diferentes pendurados num varal que as crianças alcancem e que produzem sons diferentes (agudos ou graves, altos ou baixos), guizos, acrílicos, madeiras, metais, plásticos... É possível encher garrafas com água colorida e diferentes quantidades XILOFONE.
• BANDINHA: podemos brincar e usar um instrumento de cada vez percebendo o som de cada um e depois juntos acompanhando musiquinhas. Expor às crianças instrumentos rítmicos (chocalhos com pet, duas caixas juntas).
 PINTURA: com tinta caseira, com mãos e/ou pés, diferentes pincéis, brochas, escovas, espumas, buchas, vassoura velha, carimbos de legumes e também pode ser feito na parede azul do parque, pois é lavável; em papéis grandes (de rolo) abertos no chão.
• BOLA: jogar para o outro, para o alto, bater, rolar, esconder, boliche, de diferentes tamanhos (de meias, de papel, isopor...) e texturas...
• BAMBOLÊ: girar, passar dentro, pisar dentro, fora e em cima, entrelaçar nas crianças no trem...
• TÚNEL DE TECIDO: onde as crianças passam por dentro e podemos fazer a brincadeira – Passa Passa Cavaleiro, A história da serpente...
• ÁGUA: brincar na água com objetos que permitem.
• CORDA: andar encima, passar por cima e por baixo, sentir sua textura, pular, passear segurando a corda imitando uma cobra ou um trem.
• IMAGENS: figuras grandes coladas em papelão e plastificadas, usadas para desenvolver a linguagem nomeando, contando história, relacionando com objetos, teatro de sombras...
• RECORTE A DEDO: rasgando revistas para desenvolver a coordenação motora fina – habilidade...
• LIVROS DE HISTÓRIAS: contar a historinha, mostrar os personagens, os objetos, as cores, os animais, fantoches, relacionar com musiquinhas, parlendas ou versinhos...
• CAVALOS MARINHOS: balançar, trotar, cantar...
• TELEFONES DE BRINQUEDOS...
• DANÇAR...
• IMITAR SONS DE OBJETOS...
• REVISTAS PARA OLHAR...
 ÍMÃS DE GELADEIRA: que podemos brincar e contar histórias no armário de aço, teatrinho...
• PRENDEDORES DE ROUPA: jogue numa lata e depois prenda com as crianças na sua borda.
• ENTRAR E SAIR DE ESPAÇOS DIVERSOS: lembrar dos materiais e espaços que educam.
• OBSTÁCULOS: fazer diversos planos para objetos rolar, pular, caixas vazias para brincar de carrinhos e outras caixas temáticas.
• SUCATA: embalagens com tampas de roscas. Cordão com pet amarrada e com diferentes objetos dentro.
• AQUÁRIO: pet cheia de água...
• BRINQUEDOS:para martelar e empilhar, com guizo dentro, flutuantes, blocos ilustrados,fios com contas, trapézios para berço, pra puxar e empurrar, pequenos e desmontáveis, copos ou caixas que se encaixam umas nas outras, blocos e argolas de empilhar, musicais...
• LIVROS: de rimas, estribilhos e ilustrações.
• BLOCOS LÓGICOS: montar prédios, circuitos, cidadezinhas...
• BICHOS PLÁSTICOS: montar um cenário de fazendinha, imitar os sons dos animais, cantar músicas de animais...
• QUEBRA-CABEÇA SIMPLES:( + de 18 meses)
TODOS TEMOS QUE TER ACESSO, CRIATIVIDADE, INICIATIVA, AGILIDADE E DISPONIBILIDADE PARA USARMOS E ABUSARMOS DOS BRINQUEDOS E ESPAÇOS DA UNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário