quinta-feira, 22 de julho de 2010

CURRÍCULO


Segundo a Proposta Curricular da Educação Infantil/2009 da SME de Campinas:                    
 A Educação Infantil se dá em diversos espaços que se transformam e dinamizam, nas relações entre diversos sujeitos - crianças, profissionais, familiares, tendo em vista ampliar suas possibilidades, e ainda, o desenvolvimento de trabalho por “projetos” contribui de forma profícua com a qualidade da Educação Infantil. 
                          Os projetos com crianças pequenas envolvem incalculáveis possibilidades, desde sorriso, aceno, até sombra, barranco, chave, rio, tesouro, cágado, filhote, inseto, fruta, caixa, elementos da natureza, diferentes culturas. Podem durar alguns minutos, algumas horas, alguns dias, alguns meses, ano inteiro.   Cabe uma escuta, um olhar atento para se saber o que é tematizado para o projeto e também quando não há como avançar. É importante ainda salientar que cada projeto sempre se consubstancia em um produto, o qual nunca é mais importante que o processo. 
                       Com essa abordagem pretende-se referendar uma concepção de educação infantil que não seja focada em “brincar por brincar” e nem tampouco em uma “escolarização precoce”. Assim, elabora-se uma proposta educacional para a Educação Infantil que aponta a todos os educadores a oportunidade de se compreenderem em seu desenvolvimento profissional, de atuarem com intencionalidade numa prática pedagógica que favorece e compreende o brincar, da mesma forma que compreende e favorece práticas educativas organizadas com crianças que se constituem nas múltiplas linguagens, no mundo letrado, na cultura humana.
                          Não se considera que a criança possa ser dividida, compartimentalizada, assim quem cuida educa e quem educa cuida, em processos não dicotômicos na constituição do trabalho educativo com crianças.
                                  A Educação Infantil, deve se dá então em diversos espaços que se transformam e dinamizam, nas relações entre diversos sujeitos - crianças, profissionais, familiares, tendo em vista ampliar suas possibilidades, e ainda, contribuir no desenvolvimento de forma profícua  na qualidade da Educação Infantil. 

Aguardem mais tópicos em Currículo em próximos posts...

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