segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Brincar, o brinquedo e a aprendizagem

  A brincadeira (o lúdico) enriquece o processo de aprendizagem. É importante a construção do conhecimento a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo.
         Brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano, na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação.
   O brincar e o brinquedo priorizam o desenvolvimento cognitivo.
               Com isso o brincar da criança me permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento, os desejos e as necessidades a que se encontra.
              O uso intenso dos diferentes espaços da unidade vai contribuir para ampliar as relações entre pensamento e linguagem das crianças.
              O movimento ajuda a criança a construir conhecimento do mundo que a rodeia, pois é através das sensações e percepções que ela interage com a natureza. É através de sua ação no meio ambiente que a criança pode formular os primeiros conceitos lógicos matemáticos, pois o sentido de tempo e espaço é construído primeiramente no corpo, corpo este que media a aprendizagem. Assim, brincando com seu corpo a criança vai construindo diferentes noções.
               É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança.
               É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.
              O conhecimento é construído quando se faz do conhecimento do outro o seu próprio conhecimento. Assim ao brincar pode-se construir simbolicamente e metaforicamente o mundo. É importante destacar que enquanto a criança brinca ela lida com a sua sexualidade, com seus impulsos agressivos, organiza suas relações emocionais e amplia sua linguagem.
Alessandra Quaresma

Um comentário:

  1. Adorei os comentários do seu Blog.
    Acredito que o brincar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
    Karla

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