segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos

Dia 15/08/2010
O Congresso, leva a discussão a pedagogia dos sentidos para todo o Brasil. Porque o resgate da educação brasileira deve começar pelo primeiro degrau, que é a educação infantil. Em Campinas, se comemora em 2010, 70 anos de historia da educação infantil, que está diretamente ligada ao desenvolvimento da educação brasileira.
O secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, ressaltou que o Congresso pretende colocar a pedagogia dos sentidos como referência de um processo educacional que transmite a formação e o caráter do cidadão. “O Congresso também é um espaço de disseminação do conhecimento, estabelecendo discussões teóricas, conceituais, mas também práticas que sirvam de referência para a busca constante de melhoria da educação infantil”, disse o secretário, lembrando que o Congresso é multi, inter e transdisciplinar, com a participação de acadêmicos de várias áreas com contribuições diversas para a educação infantil.

A educadora Maristela Angotti, comandou a primeira conferência do Congresso e abordou o tema: “Educação infantil: para que, para quem e por quê? Novas concepções”.  Maristela falou sobre as possibilidades que a educação infantil pode oferecer como qualidade de vida para a criança e na recuperação dos laços que a educação e a sociedade podem ter.

Para a educadora, é preciso trabalhar a sustentabilidade da vida humana, e a educação tem papel fundamental para entender o ser humano por inteiro, sendo os educadores os responsáveis pela produção de vida, politica, história e cultura. Maristela também ressaltou que as praticas dentro das unidades educacionais devem ser criativas para trazer ludicidade para as crianças, “pois brincar é importante para a infância. Devemos ser mais conscientes e consistentes em nossas ações”, reafirmou.

É preciso recolocar a educação infantil dentro do cenário sócio, político, econômico e pedagógico brasileiro. A educação infantil ganha status com a LDB 9394/96 e com a Constituição, e é uma etapa de direito da mãe e da criança ter um desenvolvimento integral. É preciso pensar o processo de educação infantil que entenda a criança por inteiro, desde os 6 meses de idade”, afirmou Maristela Angotti.


A educadora é pós-doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como professora assistente do curso de Pedagogia da Unesp em Araraquara e é coordenadora do curso de especialização na docência da educação infantil.
Maristela é líder do grupo de pesquisa “Educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados”. Também é pesquisadora do grupo “Contextos integrados em educação infantil”, na USP, e integrante da “Rede de pesquisadores da qualidade em educação infantil”. É autora e coautora de diversos livros na temática educação infantil, e membro do Fórum Paulista de Educação Infantil e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
 Ingrid Vogl (Notícias no site da PMC)

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