Conferência discute reconhecimento de diferenças na educação
Alessandro Azevedo
“Qual o verdadeiro papel do educador?”. Foi com esta indagação que Regina de Fátima Migliori iniciou a sexta conferência “Dimensões Humanas e Neurociências: a educação do ser humano integral”, nesta terça-feira, dia 17 de agosto, dentro do Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas.
Educadora, advogada, pesquisadora em neurociências e doutoranda em Epistemologia e História da Ciência na Universidad Nacional Tres de Febrero de Buenos Aires; escritora e pioneira no Brasil na criação de Programa de Educação e Gestão centrados em Ética, Cultura de Paz e Sustentabilidade, Regina discute a crise no sistema educacional, que segundo a escritora, está diretamente ligada à acessibilidade de todos ao conhecimento, que não se relaciona apenas às questões escolares, mas sim, à diversidade humana.
“Faço parte de uma geração que, há 30 anos, quando comecei meus estudos nesta área, era chamada de doida por pesquisar e trabalhar com aspectos relacionados ao ser humano. Mergulhar na natureza humana é o segredo para a construção do bem comum”, afirma.
Para a educadora, o professor não é apenas responsável por transmitir conteúdo, ele deve ter consciência que é um formador do ser humano, ou seja, o educador faz parte de um momento importante conhecido como “processo de autorealização”, que é quando a criança desenvolve suas necessidades iniciais e é amparada pelo educador que é responsável por criar o entendimento do mundo nos primeiros anos de vida do indivíduo, através do entendimento da necessidade da tolerância com o próximo.
Um momento importante do debate foi quando Regina criticou a atual fragmentação da sociedade, que para ela, a longo prazo trará um grande problema aos indivíduos, que estão cada vez mais segmentados. “A sociedade hoje é dividida pela área que estuda, pela cor da pele, pelaclasse social. Inúmeros fatores que causam uma crise de valores que cabe ao educador desmistificar como forma de contribuir para a evolução do conhecimento sobre a vida”.
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