segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos

 Dia 16/08/2010

A conferência “Petit enfance. Politiques éducatives et pratiques pédagogiques” - “Crianças, Infâncias e Culturas”, com o professor doutor emérito da 'Université Paris Descartes' – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Sorbonne, Eric Plaisance.


A conferência ressaltou os desafios internacionais da educação junto à pequena infância. Segundo Plaisance entende-se como pequena infância, a faixa etária de 0 a 6 ou 7 anos, período ligado à obrigação escolar. “A pequena infância é uma construção cultural variável, no tempo e na cultura, que classifica o desenvolvimento humano. O desenvolvimento é cultural”, explica.

O professor expôs a situação educacional da França, voltada à pequena infância, onde 100% das crianças de 3 a 5 anos frequentam o maternal. O país, que tem uma taxa de fecundidade de duas crianças por mulher, também sofre com a falta de vagas nas creches. Com 80% das mulheres entre 25 e 49 anos trabalhando, as crianças são colocadas nas creches, o que gera o déficit.

Para o Plaisance, fazer economia na educação é um absurdo. “Para cada 12 crianças, entre elas, crianças com alto grau de dificuldade de aprendizagem, deveriam existir dois profissionais dedicados”, defende o professor. “A educação inclusiva é resultado de um trabalho em equipe”, completa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário