quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos

Universo na visão dos mitos é tema de palestra no Congresso de Pedagogia
Pensando o Universo nos mitos e também visto pela Ciência como mais uma ferramenta para levar conhecimentos e ensinamentos para as crianças, o professor Walmir Thomazi Cardoso, comandou a última conferência do segundo dia do Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

A Visão do Ser e do Cosmos: Contribuições para a Educação Infantil foi o tema abordado pelo professor do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em História das Ciências e doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, que instigou os espectadores presentes com as possibilidades que o céu pode proporcionar a professores e alunos.

O céu é como um quadro negro, onde os professores podem dar aulas, onde podemos enxergar um mundo de possibilidades, os ciclos da natureza, o calendário, a vida cotidiana. Pela contemplação, podemos enxergar a mesma coisa com outros olhos”, afirmou Walmir, que contou várias histórias de mitos da astronomia, que segundo ele, devem ser compartilhadas com os alunos para despertar a criatividade e instigar a imaginação das crianças. “Podemos ir para qualquer lugar, que as crianças vão junto”, disse, sempre com humor acompanhado de melodias entoadas por ele.

Em um segundo momento, o professor falou sobre o universo visto e narrado pela Ciência, que, segundo ele, oferece outras possibilidades a professores e alunos. “As crianças são curiosas e perguntas sobre o começo e o fim podem ser respondidas pela ótica do universo, porque nós também somos parte de estrelas e essa é uma maneira das pessoas terem a dimensão do que são”, explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário